segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cadê A Motivação?

A Professora pede para os seus alunos lerem um livro: Em uma sala de 30 alunos, com certeza 25 desses alunos vão pesquisar na internet, 3 vão começar, mas irão desistir lá pela página 20 ou 30. E só 2 alunos vão com a cara e coragem e lerão esse livro até o final. Esses dados eu estou tirando da minha experiência de Ensino Médio. Se você se identifica, então o negócio tá feio.
 Mas é claro que se alguns fatores essências fossem cumpridos, com certeza, de 30 alunos, pelo menos 20 leriam os livros, os fatores são os seguintes:

  • Incentivar a leitura antes mesmo do ensino médio. 
  • Não jogar logo um clássico para os alunos lerem.
  • Dar experiências de leitura.
  • Olhar de verdade um trabalho que é baseado em livros.



Agora vou explicar cada tópico. Tópico número um: Incentivar a leitura: Quando estamos na escola, a gente nunca é ensinado pela nossa amada professora ou professor de português, sobre ler algum livro, nós aprendemos as regras dos porque's, as figuras de linguagem, verbos e tudo isso que a maioria não aprende de verdade. Mas são poucos os professores que falam sobre um livro muito legal que lerm na semana passada e que a gente deveria ler porque iriamos gostar também. E olha, talvez nem os professores tem esse hábito da leitura.

Tópico número dois: Quando entramos no ensino médio, a literatura começa a fazer parte de nosso dia-a-dia escolar. Mas quando vamos ter que ler um livro pra algum trabalho, é um livro clássico, com linguagem antiga e complicada e que a gente sempre fica em dúvida se as palavras fazem sentido. Para quem já leu clássicos, pode entender que: Um adolescente de 15 anos ter que ler Amor de Perdição... É uma perdição pra ele, porque ele com certeza, ficará perdido!

Tópico número três: Quando se é professor, a gente sempre tem que ficar ouvindo aquelas piadinhas sem graça que eles sempre fazem. Mas eu não tive incentivo de leitura no meu ensino médio, claro, tinha aquela linda pressão, me perguntando se eu estava lendo o livro que eu tenho obrigação de ler e não o prazer. A unica vez que tive dicas de leitura, foi o meu amado professor de história que deu. Professor de história, hein minha gente. Cadê a literatura aqui?

Tópico número quatro: Daqueles 25 alunos que não leram o livro e tem que entregar o trabalho baseado nele, quantos vão tirar o resuminho da internet ou vão copiar de alguém que fez a mesma coisa? Se um professor de literatura/português realmente lesse todos os trabalhos dos alunos, iria perceber que aquelas palavras difíceis que eles usaram nas resenhas deles, foram tirados de um site qualquer da internet.


O índice de brasileiros que leem hoje em dia é baixo, mas se nós fossemos motivados, talvez esse índice fosse diferente, talvez o número de pessoas que tenham livros em casa, fosse bem maior, mas a nossa motivação nunca vem do lugar mais óbvio para isso. 

3 comentários:

  1. Concordo com você, na minha sala quando é trabalho baseado em livros mais que a maioria também procuraria na internet!
    Adorei o texto deviam mesmo incentivar mais a leitura :)
    Bjs
    http://ashistoriasnaoacabam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria!

    Parabéns, seu blog é lindo e o título é muito sugestivo :)

    Bjs
    http://acciobks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog flor! E concordo com o que disse. Nossas crianças precisam ser incentivadas a ler desde cedo. Não adianta nada jogar um monte de clássicos para ela ler, se nunca leu um único livro antes. Agora que (graças a Deus) meu ensino médio se foi, estou voltando a ler clássicos. Mas isso aconteceu só porque, hoje, eu me sinto madura o suficiente para, ao menos, entender o que o autor está dizendo!

    Adorei os assuntos abordados, também. Vou seguir :)
    http://estoriasdacarter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir