quinta-feira, 9 de maio de 2013

O Caso dos Dez Negrinhos - Agatha Christie

S-U-R-P-R-E-E-N-D-E-N-T-E 
Resenha começando com a palavra que define esse livro!

foto tirada por minha pessoa
Dez pessoas são convidadas pelo misterioso U.N. Owen para passar alguns dias numa ilha perto de uma aldeia pouco movimentada. Os convidados aceitam o convite e de igual maneira embarcam num barco local para a ilha. Na primeira noite, quando todos já se conheciam razoavelmente bem e conviviam animadamente na sala, ouve-se uma voz vinda das paredes da sala, acusando cada um dos dez presentes de ter cometido um crime, crime esse que apesar de ser despropositado ou inevitável  levou à morte de outras pessoas. O pânico instala-se e mortes inexplicáveis se sucedem, tendo por única pista uma trova infantil.

Esse livro estava na minha lista de clássicos que postei faz pouco tempo! Eu e o Lucas combinamos de ler o livro juntos, já que ele também tem este livro, só que de uma versão diferente. E era pra nós lermos juntos, mas acabou que nós dois começamos ontem e eu acabei de acabar ele hoje! Eu simplesmente AMEI esse livro, sério, eu achei que ia ficar o mês todo nele, mesmo ele sendo bem curto, mas não, eu enrolei no começo, mas depois, não larguei mais ele. 
 A Agatha tem TODO o direito e todos os motivos de ser reconhecida como a Rainha do Crime, porque esse livro me mostrou como ela é uma autora incrível, criativa, com um enredo ótimo, uma história que tem todos os seus pontos ligados no final e que a gente vê como tudo faz sentido! 
 O Livro, como já diz na sinopse, conta a história de 10 pessoas que vão para a Ilha do Negro, com um convite de informações vagas e misteriosas. Essas 10 pessoas, tem de alguma forma, participação na hora da "morte" de alguma pessoa. E quando elas estão na Ilha, esses assassinatos são postos a tona quando estão todos reunidos na sala da grande casa que fica na Ilha. E como a sinopse disse, a pista sobre as mortes é uma trova infantil. 
 
Pra dizer sobre o final? CLARO que não vou dar nenhum spoiler, mas você ficará surpreendido quando descobrir quem é o autor ou autora, desses assassinatos. E durante todo o livro, a gente se vê diante de pessoas que no começo tem uma aparência respeitadora e de atitude civilizada, mas a cada página, percebemos que o medo, o desespero e a desconfiança pode destruir um ser humano. O livro mostra o lado "doente" das pessoas, quando elas são afetadas pelo medo e pela culpa. 
 E  cada página, você tenta descobrir quem é que fez tudo, e sempre acaba se decepcionando, eu tive 3 suspeitas, nenhuma era quem eu pensava e depois, consegui ter uma ideia, mas achei tão impossível, que quando chegou no final, acabou que eu estava certa hahahaha  .

Se você ainda não leu nada da Agatha Christie e quer começar algum livro dela, faça como eu e comece por este, você vai adorar, se surpreender e ficar fã dessa autora que merece muito o reconhecimento que ainda leva.

Nota: 5! 

3 comentários:

  1. Assino embaixo! não tinha lido Agatha Christie, apesar de saber da fama, pesquisei e me deparei com o caso dos dez negrinhos, fui comprar e não encontrei em lugar nenhum! dai encontrei em quadrinhos e comprei! simplesmente fantástico! amei! me tornei fã dela. Neste mesmo HQ , tinha "Morte na Mesopotâmia, depois olhei em filme, o "Assassinato no Expresso Oriente" e agora estou lendo "Assassinato na casa do Pastor".

    ResponderExcluir
  2. Ola, é a primeira vez que venho aqui. Vim retribuir a visitinha
    ^^. Seu blog é bastante interessante, falta vida em seus post ;D
    espero que não leve a mal minha dica rs.
    bjs

    http://loveebookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro a Agatha, ela está entre os meus autores favoritos. Tenho uma coleção de livros dela. Inclusive também fiz meus comentários sobre esse mesmo livro. Dá uma olhada, se puder (http://cafecomlivroo.blogspot.com.br/2013/04/eu-disse-1_4.html)

    Adorei o comentario!! Parabéns!!

    Beijos
    http://cafecomlivroo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir