terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dom Casmurro - Machado de Assis

(Foto tirada por mim)
DOM CASMURRO conta a história de Bento Santiago (Bentinho), apelidado de Dom Casmurro por ser calado e introvertido. Em adolescente apaixona-se por Capítu, abandonando o seminário e, com ele, os desígnios traçados por sua mãe, Dona Glória, para que se tornasse padre. Casam-se e tudo corre bem, até o amor se tornar ciúme e desconfiança.

 O livro foi um trabalho da escola e como todos já devem ter passado por isso, nunca temos muita vontade de ler os livros que somos obrigados, mas eu realmente queria levar a sério este e não é que eu gostei? É um livro que apesar da linguagem difícil e clássica, faz a gente entender os conflitos que existem. E  sim, tem um motivo para Machado de Assis ser tão conhecido e aclamado por essa obra: Ele consegue fazer a gente tentar de todas as maneiras saber se Capitu é uma traidora ou não. 
 Então, para quem tem medo de literatura clássica brasileira ou tem vontade de ler, mas não sabe por onde começar, eu recomendo Dom Casmurro. É encantador, muito bem escrito e intrigante para quem gosta de romances complicados e suspeitos.


Agora, vou dar minha opinião sobre a famosa pergunta: "Capitu traiu ou não traiu?" Se você quiser ler, a vontade, mas se não, é só ignorar isso e ler o próximo post. 

 Eu até mesmo participei de um julgamento para defender a Sra. Capitolina, porque ela N-Ã-O traiu Bento Santiago. Primeiro, Bentinho é doido! Ele não tem opinião própria e até mesmo admite que a Capitu é mais corajosa do que ele na hora de decidir e falar as coisas. Ela não tinha interesse nenhum na herança dele, até porque se tivesse, ela não teria deixado ele, não teria se divorciado. Agora, se uma pessoa que tenta envenenar o próprio filho é normal, eu não sei o que ser louco!
 De qualquer maneira, não, não houve traição na minha opinião.

Nota para o livro: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário