sábado, 1 de junho de 2013

Vamos incentivar a leitura

Hoje em dia, infelizmente, o número de leitores tem diminuído bastante. Talvez porque é muito melhor ver TV ou ficar no computador, do que ler um bom livro. Os blogs aqui, já fizeram várias TAGs e campanhas, para o incentivo da leitura. Mas em vez de divulgar só aqui pelos nosso blogs e leitores, porque nós não fazemos isso dentro de casa?


Algumas dicas são essências para fazer com que seus amigos e familiares, comecem uma vida nova, uma vida com livros. Você tem que conhecer a pessoas. Então, se você não sabe que livro indicar para alguém, veja algumas dessas dicas:
  1. Seu amigo adora filmes de terror? Então, porque não mostra pra ele um livro do Stephen King ou Joe Hill? Ou melhor, não pesquisa e mostra que aquele filme de terror é baseado em um livro? 
  2. Se a sua amiga chora com filmes românticos, nada melhor do que um Nicholas Sparks, que tem uma linguagem super rápida e simples e são ótimos livros! (Pelo menos, eu acho né)
  3. Não ofereça um clássico, ofereça um livro pequeno e com uma história interessante e atual, nada com linguagem coloquial e que nem você consegue ler direito. 
  4. Sempre fale sobre livros, os lançamentos, os temas, os gêneros e o melhor, sobre os personagens. É sempre bom falar sobre personagens que são engraçados ou misteriosos. 
  5. Indique livros que você já conhece, assim, você pode explicar alguma coisa que a pessoa não entendeu e você já conhece a história e sabe que a pessoa pode se identificar. 
  6. Não deixe seu amor material falar mais alto. Sei como é duro emprestar livros, principalmente aquele que custou uma fortuna ou aquele que você ama demais e não quer largar, mas as vezes, temos que fazer sacrifícios para passar nosso amor literário a diante. 

Então, gostaram? Bom, eu escrevi essas dicas porque já fiz minha mãe e minha vó lerem um livro, elas adoraram e sempre pedem para mim outro título, minha avó adora Nicholas Sparks! HAHAHA Viu, assim que temos que incentivar a leitura, apresentando coisas legais e que nós gostamos, para outras pessoas, porque ler, não é uma coisa que todo mundo faz, mas com um empurrãozinho, podem começar!

Espero que tenham gostado das dicas. Boa leitura :)

2 comentários:

  1. Oie :)

    Eu já fiz minha família toda ler e fico muito feliz por isso, amei as suas dicas :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D)

    ResponderExcluir
  2. Eu tento! Sempre empresto livros pras minhas amigas mais chegadas, que eu sei que vão cuidar bem! Tento disseminar a leitura entre todos que conheço. Minha afilhadinha tem sete anos, e desde cedo leio pra ela. Agora é ela que lê pra mim. Devagar claro, errando alguns pontos, mas o prazer de vê-la com um livro na mão é tao grande que eu relevo! Pena que nao posso dizer o mesmo do meu irmao. Já ofereci minha estante pra ele pegar o que quiser, dei livros de presente de aniversario e... Nada! Ele nao le, impressionante. Em vez disso, passa o dia no Xbox. Vai entender...

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir