quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Jovem Lennon



Pra quem é fã do gênio John Lennon, é uma leitura indispensável !
O livro é composto por 4 partes, sendo elas : 
“Liverpool – 1955" : Que retrata um John Lennon sonhador, comprando discos nos portos de Liverpool e procurando sempre evoluir e nunca desistindo de ter um abraço da mãe.

“Quarrymen – 1956” : A formação da primeira banda, com colegas de escola, que fez as primeiras apresentações em troca de refrigerantes grátis. Os conflitos de Lennon com os professores, por causa dos seus “vôos” durante as aulas. Destaque para o momento em que Ivan Vaughan apresenta John a Paul McCartney, sem sequer desconfiar que estava unindo a maior dupla de compositores da história.


"Júlia – 1957" : a primeira experiência da banda em estúdio, a convivência esporádica de Lennon e sua mãe, que o deixou muito pequeno sob os cuidados da irmã Mimi, tia de John, depois de ter sido abandonada por Lennon pai, Alfred. Destaques para o encontro com o primeiro “empresário”, o representante de conjuntos Nigel Whalley e o ingresso no Liverpool Art College.


“Beatles – 1958” : Na quarta parte, “Beatles – 1958”: depois de mais de cem canções compostas, a dupla Lennon & McCartney compõe a primeira realmente promissora, “Love me do”. Próximo aos muros do Liverpool Institute High School, Paul McCartney conhece um garoto introspectivo, que ainda usava calças curtas e tinha apenas quinze anos de idade. O garoto, para espanto de Paul, tocava a sua guitarra com muito mais técnica e limpidez do que qualquer outro que ele já ouvira, seu nome: George Harrison. A chegada de Pete Best completa a primeira formação da banda. Pete se apresenta como baterista e propõe um local fixo para os shows da banda, o pub de sua mãe. A proposta era irrecusável. Surge a banda “The Beatles”. O autor ainda relata, com extrema sensibilidade, o drama vivido por Lennon, quando sua mãe, Júlia, morre em consequência de atropelamento sofrido em uma rua de Liverpool. É o momento mais tenso do livro.


Serra i Fabra ainda dedica um capítulo a um breve panorama da carreira dos Beatles e de Lennon, durante o período de 1959 a 1980. O livro é fantástico e tenho muito orgulho de ter ele em minha estante. Boa leitura !

Nenhum comentário:

Postar um comentário