quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Persépolis - Marjane Satrapi (versão completa)

(Foto tirada por mim)

Marjane Satrapi tinha apenas 10 anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas.
Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu o inicio da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita – apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa. Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e é a consciência politica a flor da pele na vida que se transformou. Em Persépolis, o top encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama – o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar. 

O tema parece ser bem chatinho né? Mas não se engane o livro te pega de um jeito tão incrível que você não consegue largar até chegar o final. A Marjane adora a cultura ocidental, as músicas americanas e o estilo de se vestirem e sua família que é tão moderna, não vê problema algum em gostar do Michael Jackson ou de usar um tênis de marca americana, mas com o regime que o Irã vem sendo “administrada”, a menor suspeita de produtos ou qualquer outra coisa ocidental entrando no país, pode até levar a morte das pessoas e é por isso que Marjane sai do seu país de origem e tem que se acostumar com a vida num país totalmente diferente do que ela já viveu e tem que se acostumar com os ocidentais julgando seu país e sua cultura. Do começo ao fim do livro, a personagem mostra que tem personalidade forte e inteligência suficiente para entender o que esta acontecendo a sua volta, nós vemos o sofrimento e alegria dela de estar em um país onde suas roupas não são um problema, e ela luta para que seu país não caia em decadência, mesmo nas pequenas atitudes a gente consegue ver a força dela e a determinação. Essa autobiografia em HQ é fascinante e apaixonante, eu mais do que recomendo! 

Nota: 5 

2 comentários:

  1. Persépolis é lindo! *-* Já assistiu ao filme? Usa o mesmo traço do HQ, é bem bacana. Só achei que os dois trazem "morais da história" diferentes.

    Beijo!
    sobrecafeelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca li o livro, mas receio já ter visto essa capa. A verdade é que ele não tem muita publicidade, mas parece realmente bom.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir